quinta-feira, 6 de junho de 2013

Leitura e escrita uma ferramenta de ensino


A leitura deve ser desenvolvida constantemente em sala de aula, e o trabalho da escrita deve acontecer consequentemente, pois é muito importante para as diversas praticas do ensino.
 A minha primeira experiência com a leitura e escrita era um trabalho de pesquisa sobre anorexia e tinha que apresentar este seminário explicando quais eram as causas e os benefícios da alimentação saudáveis, fiquei muito nervosa no primeiro momento porque não permaneci confiante no meu trabalho que tinha que expor, Mas no decorrer dos anos que se passaram adquiri diversas experiências de diversos gêneros através da escrita e das linguagens desenvolvidas através de leitura e produção de textos.
 No entanto a leitura é um dos benefícios que contribui com que o individuo adquira habilidade, capacidade de interpretar, compreender e analisar aquilo que esta lendo ou escrevendo. Nos dias de hoje, sabemos que a tecnologia é mais uma ferramenta que se faz necessário em nossa vida porque também incentiva a leitura e de certa forma adquiri o gosto pela aprendizagem dos nossos alunos como um cidadão critico.
 Porem temos a consciência de que a nossa sociedade mudou muito com os avanços tecnológicos e também das novas eras digitais, pois é bem difícil imaginar viver sem esses recursos, mas sabemos que tudo isso ainda assusta e causa muita polemica, assim como aconteceu com alguns aparelhos anteriores” a calculadora e o controle remoto”. e muitos outros aparelhos quando surgiram e com a internet não esta sendo diferente, principalmente com o manuseio do facebook,SMS,e-mails . Para a educação a internet já esta sendo incorporada nas praticas diárias da sala de aula.            
             O contato excessivo desta geração com as ferramentas digitais faz com que os alunos tenham cada vez mais habilidades no meio de aprendizagem de escrita e leitura.
             Quanto aos benefícios da internet para o domínio da leitura e da escrita, ela é uma excelente ferramenta, que pode proporcionar muitos benefícios e ganhos pedagógicos, como as fontes inesgotáveis, para pesquisas possibilitando o aprendizado individualizado do aluno. Tendo estimulo e curiosidade,desenvolvimento de uma forma de comunicação e evidentemente o estimulo á leitura e a escrita.
  A concentração da leitura e escrita nos proporciona uma reflexão muito importante, pois a sua função conscientiza os alunos a respeito da contextualização da linguagem e construção do conhecimento lingüístico.
              
   Enfim para relacionar a leitura e escrita e as novas tecnologias, o blog é um excelente instrumento, pois podemos conectar ás práticas de produção escrita para melhor desempenho dos alunos, utilizando a internet como formas de entretenimento para vincular as suas idéias proporcionando informações e também um meio de comunicação demonstrando seus conhecimentos e recursos adquiridos através de produção escrita e leitura.

 Marilene José de Oliveira

3 comentários:

  1. Ler e escrever é uma estrutura para ter habilidades e competências, para analisar e organizar nossos conhecimentos e também ter oportunidades na aprendizagens e nos conhecimentos do nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A minha experiência com a leitura foi há muito tempo, quando eu tinha 7 anos e fui alfabetizada por minha prof.ª D. Ercy. Até hoje me lembro de sua aparência, sua elegância e carinho que dispensava a todos nós. Antes de me apaixonar pela leitura, apaixonei-me pela minha professora e pela minha escola: tudo era muito novo e diferente, um universo a ser desvendado.
    Aprendi as letras, sílabas e palavras com a cartilha Caminho Suave e a 1ª lição era BARRIGA: um dígrafo só pra começar. No começo eu decorava as palavras e tinha consciência disso. Minha mãe não trabalhava e era ela que fazia as lições comigo e me ajudava em casa. Até que um dia percebi que eu reconhecia as letras e conseguia ler as palavras, não era mais decorar mas sim ler. Disparei a ler tudo o que via pela frente e nunca estava satisfeita, queria mais.
    Um dia meu pai me deu um livro: João e Maria. Ele era feito de palavras e ilustrações e era o máximo. Não me cansava de lê-lo, de folheá-lo e foi daí em diante que comecei a fuçar em todos os livros do meu pai, que adorava ficção, e comecei a ler de tudo até a bíblia, que tinha ilustrações assustadoras. Descobri um universo muito distante de tudo que eu via e vivia e a possibilidade de ter e criar mundos mágicos. Até hoje sou devoradora de livros, ao ponto de ler vários ao mesmo tempo, e com local determinado para certos tipos de leitura: a da piscina, a das férias, a da cabeceira, as obrigatórias, a das viagens... Meu mundo passou a ser o das letras e foi isso que eu decidi estudar, conhecer e conviver !

    ResponderExcluir