domingo, 16 de junho de 2013


A FUGA



Situação de aprendizagem para o texto "FUGA", de Fernando Sabino ( nos foram dados dois textos para construirmos uma situação para cada um deles). Para uma crônica dirigida a um 9º ano (8ª série), traçamos o seguinte roteiro:

1. Preparar a classe para o tema abordado no texto (a fuga de uma criança pequena da casa dos pais) indagando se alguém da classe, algum dia, já pensou em fugir de casa por ter tomado bronca dos pais:
2 .Criar  expectativas de leitura, expondo que o texto que eles lerão tratará do assunto, mais comum entre os adolescentes ( citar casos de jovens que fogem de casa para viver uma aventura, vistos na mídia);
3. Dar voz aos alunos para que contem o que já viram ou ouviram sobre o assunto (depoimentos);
4. Iniciar a leitura da crônica de forma dramatizada criando assim uma atmosfera de suspense, entonando a voz e enfatizando a gradação dos acontecimentos);
5. Antes do final da narrativa, pausar a leitura em voz alta e criar expectativas para  que os alunos possam supor o desfecho da história;
6. Deixar que a classe opine e escreva um possível desfecho;
7. Pedir algumas leituras dos desfechos hipotéticos ( verificar quem chegou o mais próximo do original);
8. Revelar o desfecho original, lendo o texto em voz alta para toda a sala.


                                                                         MARIA CRISTINA MARTINELLI


Um comentário:

  1. Sequência Didática para 8ª série/ 9ºano
    Crônica: “Fuga” de Fernando Sabino
    Música: “Pais e Filhos”, Legião Urbana
    Filme: “Valente”, Disney

    1. Estratégias:

    Leitura silenciosa e compartilhada da crônica.
    Ouvir a música.
    Discutir sobre a relação “Pais e filhos”.
    Passar o filme.
    Pesquisa na internet de letras de músicas que tenham relação com o tema.

    2. Duração: de 6 a 8 aulas

    3. Objetivos:

    Compreender as características do gênero crônica.
    Levantar hipóteses sobre o texto lido.
    Refletir sobre o convívio familiar.

    4. Habilidades:

    Ler, interpretar e inferir sobre o texto lido.
    Identificar as características do gênero crônica.
    Comparar diferentes gêneros (texto, música, filme).
    Pesquisar utilizando TIC’s.

    Questões:
    (Crônica)
    1. Por que o menino se sentiu injustiçado pelo pai? E você, já se sentiu assim? Justifique.
    2. O que compunha a bagagem do garoto? Para você, que seria importante levar?
    3. Explique o trecho “A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante.”
    4. No texto há indícios de que o menino estava magoado com a situação. Justifique com palavras e/ou expressões do texto.
    5. Apesar do barulho causado pela cadeira, no final da crônica a criança volta a arrastá-la. Por que você acha que o pai desistiu de impedi-la?
    6. Sabendo que o texto é do gênero crônica, responda:
    a. Onde se passa a história?
    b. Qual o tempo de duração desta história?
    c. Quantos personagens? Quais suas características?
    d. Qual o foco narrativo?
    e. Qual o tipo de discurso?
    7. Ouça agora a música “Pais e filhos”, Legião Urbana. Que relações podemos estabelecer entre ela e o texto lido?
    8. Assista ao filme “Valente”, da Disney. Produza um quadro comparativo entre as três obras, contendo: assunto, tempo, espaço, personagens, motivos da fuga.
    9. Pesquisem na internet músicas que tenham como tema a relação “Pais e filhos” para apresentar para a sala.
    10. Atividade extra (optativa): dramatização de uma das obras.

    • Antecipação de conhecimento de mundo. Questões:1,2,3 e 4
    • Predição de conteúdos ou propriedades dos textos. Questões:6 e 8
    • Checagem de hipóteses. Questões:1,2,3 e 5
    • Localização ou cópia de informações. Questões: 4, 9 e 10
    • Comparação de informações. Questões: 8 e 10
    • Generalização. Questões: 9 e 10
    • Produção de inferências locais. Questões: 1 e 2
    • Produção de inferências globais. Questões: 3, 9 e 10.

    Maria das Graças Lopes Leme Santos

    ResponderExcluir