sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sequência Didática
















Texto: “No Aeroporto” de Carlos Drummond de Andrade.
Gênero textual: Crônica

Faixa etária: 6ª e 7ª  EF.

Antecipação relacionada ao texto:

- O que sugere o título?
- Alguém já leu ou ouviu falar?
- Alguém já foi ao aeroporto?

Característica do texto:   

- Narrador
- Personagem
- Clímax
- Espaço
- Tempo
- Desfecho
- Enredo

Leitura Compartilhada:
                      
- Todos os alunos recebem uma cópia do texto e o professor vai orientando a leitura e sugerindo a leitura voluntaria para que ninguém se sinta pressionado e haja uma interação por parte de todos. No decorrer da leitura o professor fará algumas perguntas incitando que o aluno pense no texto como:
- Quem é o personagem principal?
- quem seria essa pessoa que necessita de tantos cuidados?
- Do que fala o texto?
- Quais são as indicações que revelam ser uma criança?

Trabalhar as características da crônica:

- Texto curto
- Poucas personagens
- Aborda temas do dia-a-dia

1)  Atividade de Intertextualidade/ sala de informática:

- Com a orientação do professor o aluno fará uma tabela analisando às (Características do texto).
-Logo após, irá pesquisar outro texto com o mesmo gênero textual (crônica) e seguir as orientações abaixo:
- Levantamento de hipóteses
- Comparação com a primeira crônica
- O tema é o mesmo?
- O que tem de diferente?

2) Atividade:

- Pesquisa sobre o autor (Carlos Drummond de Andrade).
- Realizar uma produção de texto com o tema livre.
- Para finalizar assistir ao filme (Um tira no Jardim da infância).


quarta-feira, 19 de junho de 2013



                                           Sequência Didática

Texto “Avestruz” e “Meu Primeiro Beijo”


 No primeiro momento desenvolveremos uma roda de leitura do texto Avestruz e “meu Primeiro Beijo” para 

que os alunos analisem e tirem as suas próprias conclusões referentes aos dois textos,


_Comparar as idéias argumentativas através de debates e de leitura,

_ Demonstrar o foco narrativo do texto através da leitura e do domínio da escrita,

_Debater sobre diversos assuntos do cotidiano, justificando o porquê do primeiro beijo,

_E analisar o outro texto “Avestruz” verificando quem são os personagens,

_Onde são localizados e as suas características.

_ Contribuir para que os alunos adquiram habilidades e competências e tome gosto pela leitura através de:

1- Analises e reflexão sobre os dois textos,

2- Pesquisas,

3-Interpretação de texto,

4-Estímulos,

5- Apresentações de seminários,

6-Leitura e desenvolvimento.



Textos: “Avestruz e meu primeiro beijo” (Mário Prata e Antonio Barreto)

Um Gênero textual interessante para os alunos de Ensino Fundamental e Médio para pesquisar sobre os autores e desenvolver uma boa leitura e escrita através de uma produção de texto.  

domingo, 16 de junho de 2013


A FUGA



Situação de aprendizagem para o texto "FUGA", de Fernando Sabino ( nos foram dados dois textos para construirmos uma situação para cada um deles). Para uma crônica dirigida a um 9º ano (8ª série), traçamos o seguinte roteiro:

1. Preparar a classe para o tema abordado no texto (a fuga de uma criança pequena da casa dos pais) indagando se alguém da classe, algum dia, já pensou em fugir de casa por ter tomado bronca dos pais:
2 .Criar  expectativas de leitura, expondo que o texto que eles lerão tratará do assunto, mais comum entre os adolescentes ( citar casos de jovens que fogem de casa para viver uma aventura, vistos na mídia);
3. Dar voz aos alunos para que contem o que já viram ou ouviram sobre o assunto (depoimentos);
4. Iniciar a leitura da crônica de forma dramatizada criando assim uma atmosfera de suspense, entonando a voz e enfatizando a gradação dos acontecimentos);
5. Antes do final da narrativa, pausar a leitura em voz alta e criar expectativas para  que os alunos possam supor o desfecho da história;
6. Deixar que a classe opine e escreva um possível desfecho;
7. Pedir algumas leituras dos desfechos hipotéticos ( verificar quem chegou o mais próximo do original);
8. Revelar o desfecho original, lendo o texto em voz alta para toda a sala.


                                                                         MARIA CRISTINA MARTINELLI


quinta-feira, 13 de junho de 2013


                      REFLEXAO E ANALISE DE LEITURA
                                              GRUPO 6
Partindo do principio da palestra, tivemos uma discussão sobre a aprendizagem que nos levou a analisarmos como trabalhar com nossos alunos em sala de aula, considerando assim um conceito de gêneros e progressão oral da escrita.
Refletindo então: com a leitura do texto “Avestruz” de Mario Prata e a reflexão do texto “Meu primeiro Beijo” essa analise de leitura contribuiu para refletirmos o nosso próprio “Eu” construindo um sentido de diferentes gêneros do discurso. Abrindo maior espaço para roda de leitura,com a finalidade de competências através das estruturas dos gêneros textuais em sala de aula,criando um suspense para  envolver os alunos e tirar as suas próprias conclusões  através de debates e opiniões .Levando em conta  que o aprendizado seja de uma maneira mais ampla e eficaz e produtiva,tendo constante  domínio e habilidades de interpretação de texto e ,desenvolvimento ,agilidade no meio de uma comunicação através da nossa sociedade.
Com um conceito de letramento consciente com a informação da aprendizagem, através da escrita e da leitura individual compreendendo varias formas de ler e escrever, reconhecendo a estrutura de um texto elaborada até mesmo pelo próprio aluno.
Trabalhando assim as competências e habilidades de produção de texto e análise de um currículo para que o estudante tenha mais reflexibilidade e alcance nas informações e conhecimentos prévios da aprendizagem.
Enfim, fazer com que o nosso aluno participe de uma boa leitura expressiva e comunicativa através de uma mesa redonda e coletiva, analisando e pesquisando vários temas de gêneros em discursos em diversos textos literários verbal ou não verbal.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ler é fascinação pura...

“O que mais me fascina diante da prática da leitura e escrita é o poder que a palavra tem em mudar e reinventar conceitos, pensamentos, histórias, leis, o presente, passado e futuro.”

   Quando lemos um livro nós estamos entrando em outro mundo, viajamos para outros países, imaginamos e criamos novas possibilidades. Sempre tive contato com os livros, apesar de ser de uma família humilde, minha mãe trazia livros da casa onde trabalhava e eu me deliciava com eles, viajava. Como toda menina entre seus nove e dez anos gostava muito de fantasiar, certo dia minha mãe trouxe um livro de princesas e lembro-me como se fosse hoje, minha alegria foi tanta que li o livro durante semanas seguidas e não me cansava, fazia questão de contar para minhas amigas na escola com riqueza de detalhes essa foi apenas uma de varias experiências enriquecedoras.
   Hoje, com a responsabilidade de sermos formadores de opiniões, incentivadores, motivadores e exemplo para essa geração. Dentro desse contexto, somos também motivados a nos dedicar e querer reinventar nossos conceitos.


Márcia Anny Ribeiro de Albuquerque

domingo, 9 de junho de 2013

                 Livro tem gosto, tem cheiro


A minha experiência mais remota com leitura e escrita está lá no meu passado, na 5ª série, lá  pelos idos de 1977. Minha professora de Língua Portuguesa era maravilhosa, delicada, falava manso e nos tratava com um carinho de mãe, mesmo! Lembro-me do seu perfume, quando ela passava para vistar nossos cadernos.
Numa certa ocasião, ela colocou o nome de um livro na lousa, Heide, da escritora Johanna Spiry.  Na época, meu pai estava desempregado e nós estavámos passando por grandes dificuldades, mas eu tinha que ler o livro para fazer uma prova, então fiquei  com medo de dizer que era preciso comprar o livro. Lembro-me de que as coisas eram bem mais difíceis; não tínhamos o acesso que temos hoje à leitura e a biblioteca ficava em outro bairro ( mais dinheiro para pegar o ônibus!). Tudo era muito difícil e eu, só com 11 anos, o que poderia fazer? Restou-me ir à biblioteca de ônibus, sozinha, para ler o livro lá e não ter que voltar mais vezes para não ter que gastar mais dinheiro.
No entanto, ao começar a ler o livro , que falava de uma menina órfã que teve que viver com um avô carrancudo e aos poucos o foi conquistando, me identifiquei com as dificuldades dela, que apesar de tanto sofrimento, era uma menina feliz.  O cenário da trama eram os alpes suíços, uma velha cabana, cabras, feno...tudo isso rodeado pelo aroma de comida caseira, que ela teve que aprender a fazer, ainda tão pequena.
Lembro-me das sensações olfativas que o livro me causava, das paisagens que iam se construindo em minha cabeça; podia sentir até o gosto do café que eles tomavam juntos, da comida, o cheiro do feno, das cabras...era maravilhoso viver naquele mundo de Heide e seu avô.

Essas lembranças estão vivas em mim; eu degustei aquele livro tão sensível, que falava de uma cultura que não era minha, mas foi vital para minha experiência como criança leitora. Agradeço aqui minha professora Joaninha, que me iniciou no mundo dos livros de forma tão delicada, como só ela soube ser para mim.

                                                                                     Maria Cristina Martinelli



                                                                 








quinta-feira, 6 de junho de 2013

Leitura e escrita uma ferramenta de ensino


A leitura deve ser desenvolvida constantemente em sala de aula, e o trabalho da escrita deve acontecer consequentemente, pois é muito importante para as diversas praticas do ensino.
 A minha primeira experiência com a leitura e escrita era um trabalho de pesquisa sobre anorexia e tinha que apresentar este seminário explicando quais eram as causas e os benefícios da alimentação saudáveis, fiquei muito nervosa no primeiro momento porque não permaneci confiante no meu trabalho que tinha que expor, Mas no decorrer dos anos que se passaram adquiri diversas experiências de diversos gêneros através da escrita e das linguagens desenvolvidas através de leitura e produção de textos.
 No entanto a leitura é um dos benefícios que contribui com que o individuo adquira habilidade, capacidade de interpretar, compreender e analisar aquilo que esta lendo ou escrevendo. Nos dias de hoje, sabemos que a tecnologia é mais uma ferramenta que se faz necessário em nossa vida porque também incentiva a leitura e de certa forma adquiri o gosto pela aprendizagem dos nossos alunos como um cidadão critico.
 Porem temos a consciência de que a nossa sociedade mudou muito com os avanços tecnológicos e também das novas eras digitais, pois é bem difícil imaginar viver sem esses recursos, mas sabemos que tudo isso ainda assusta e causa muita polemica, assim como aconteceu com alguns aparelhos anteriores” a calculadora e o controle remoto”. e muitos outros aparelhos quando surgiram e com a internet não esta sendo diferente, principalmente com o manuseio do facebook,SMS,e-mails . Para a educação a internet já esta sendo incorporada nas praticas diárias da sala de aula.            
             O contato excessivo desta geração com as ferramentas digitais faz com que os alunos tenham cada vez mais habilidades no meio de aprendizagem de escrita e leitura.
             Quanto aos benefícios da internet para o domínio da leitura e da escrita, ela é uma excelente ferramenta, que pode proporcionar muitos benefícios e ganhos pedagógicos, como as fontes inesgotáveis, para pesquisas possibilitando o aprendizado individualizado do aluno. Tendo estimulo e curiosidade,desenvolvimento de uma forma de comunicação e evidentemente o estimulo á leitura e a escrita.
  A concentração da leitura e escrita nos proporciona uma reflexão muito importante, pois a sua função conscientiza os alunos a respeito da contextualização da linguagem e construção do conhecimento lingüístico.
              
   Enfim para relacionar a leitura e escrita e as novas tecnologias, o blog é um excelente instrumento, pois podemos conectar ás práticas de produção escrita para melhor desempenho dos alunos, utilizando a internet como formas de entretenimento para vincular as suas idéias proporcionando informações e também um meio de comunicação demonstrando seus conhecimentos e recursos adquiridos através de produção escrita e leitura.

 Marilene José de Oliveira

Texto de apresentação

Basicamente este blog vem crescendo e fazendo parte da educação para a formação de beneficios para o dominio da leitura e da escrita, no mesmo tempo utilizando o mundo tecnologico. O blog é uma das ferramentas, que nos proporciona muitos ganhos e beneficios pedagogicos, atraves das metodologias e inovadoras como as fontes inesgotaveis de assuntos para as pesquisas e aprendizagens, possibilitando o aprendizado e estimulo de competencias e de desenvolvimento de habilidades de uma nova forma de comunicação e consequentemente o estimulo a leitura e a escrita que vem demonstrando para a nossa sociedade a importancia  da leitura e os avanços tecnologicos na era digital de diferentes linguagens para melhorar o aprendizado de uma forma concreta e produtiva